7 de Março, 2024

TikTok introduz API de portabilidade de dados em conformidade com novas regulações europeias

image 5

O TikTok está introduzindo uma API de portabilidade de dados para atender às novas regulamentações europeias destinadas a limitar o domínio de mercado das grandes empresas de tecnologia, impondo várias obrigações e restrições. A União Europeia (UE) atribuiu o status de "gatekeeper" a seis empresas de tecnologia em setembro passado, incluindo a ByteDance, empresa-mãe do TikTok, ao lado de Alphabet, Amazon, Apple, Meta e Microsoft. Embora o TikTok/ByteDance continue contestando a decisão de receber o status de gatekeeper, alegando ser mais um desafiante do que um incumbente, atualmente precisa cumprir com as obrigações do DMA que entram em vigor após 6 de março.

A portabilidade e interoperabilidade de dados são partes importantes das regulamentações do DMA, e as empresas de tecnologia têm reforçado seus esforços nessa frente há vários anos em preparação. O TikTok, por sua parte, já permitia que os usuários baixassem uma cópia de suas postagens e solicitassem uma cópia de seus dados para uso em outras plataformas — mas esse era um processo estático que não levava em conta o fato de que os dados estão constantemente mudando e se atualizando.

A nova API de portabilidade de dados visa abordar essa limitação, permitindo que desenvolvedores terceirizados criem canais para a transferência de dados do TikTok para seus próprios aplicativos — se o usuário autorizar. Isso pode ser configurado para transferências recorrentes ou únicas e é projetado para contrariar a abordagem tradicional de "jardim murado" que as redes sociais antigas são famosas.

Por meio da API, os desenvolvedores podem solicitar acesso a "todos os dados disponíveis" ou categorias individuais, incluindo postagens e dados de perfil do TikTok, atividade e mensagens diretas (DMs).

A API de portabilidade de dados está disponível para candidatos globalmente, mas o desenvolvedor deve ser capaz de demonstrar um "caso de uso bem definido" antes de ser aprovado. Além disso, a API aplica-se apenas a usuários no Espaço Econômico Europeu (EEE), portanto, o desenvolvedor deve ser capaz de distinguir seus segmentos de mercado regionalmente.

Com informações Techrunch.

Quer ficar por dentro das ultimas notícias na área?

Assine nossa newsletter semanal e acompanhe as notícias mais relevantes em segurança da informação e proteção de dados.

Posts recentes

Vulnerabilidades críticas em plugins do WordPress expõem mais de 4 milhões de sites

Duas graves vulnerabilidades foram identificadas em plugins amplamente utilizados no WordPress, expondo milhões de sites a riscos de invasão e controle malicioso. Uma das falhas, rastreada como CVE-2024-10924 (pontuação CVSS: 9.8), foi encontrada no plugin Really Simple Security (antigamente Really Simple SSL). A vulnerabilidade, presente nas versões 9.0.0 a 9.1.1.1 do plugin, permite que atacantes […]

Ler Mais
Falha na segurança e violação da LGPD levam à condenação de bancos

A 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Paraná manteve a condenação do Banco Bradesco S.A. e do Itaú Unibanco S.A. por falhas na segurança de dados e por violação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em um caso de fraude financeira envolvendo empréstimos consignados. Um cliente foi vítima […]

Ler Mais
Banco condenado por descontos indevidos e falhas na proteção de dados pessoais

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo negou o recurso do Banco Itaú Consignado S.A. em um processo envolvendo descontos indevidos no benefício previdenciário de um consumidor. A decisão manteve a condenação da instituição ao pagamento de R$ 5.000 por danos morais e à devolução em dobro dos valores descontados irregularmente. No caso, […]

Ler Mais
Av. Senador Alberto Pasqualini, n. 180, sala 2 - Três de Maio/RS
contato@brownpipe.com.br
Comercial: (55) 999164209 - WhatsApp e Signal 

CONECTE-SE CONOSCO
Fique atualizado com as notícias mais relevantes em segurança da informação e proteção de dados. Inscreva-se na nossa newsletter semanal! 
Políticas BrownPipe *
Termos de privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram