O TikTok está introduzindo uma API de portabilidade de dados para atender às novas regulamentações europeias destinadas a limitar o domínio de mercado das grandes empresas de tecnologia, impondo várias obrigações e restrições. A União Europeia (UE) atribuiu o status de "gatekeeper" a seis empresas de tecnologia em setembro passado, incluindo a ByteDance, empresa-mãe do TikTok, ao lado de Alphabet, Amazon, Apple, Meta e Microsoft. Embora o TikTok/ByteDance continue contestando a decisão de receber o status de gatekeeper, alegando ser mais um desafiante do que um incumbente, atualmente precisa cumprir com as obrigações do DMA que entram em vigor após 6 de março.
A portabilidade e interoperabilidade de dados são partes importantes das regulamentações do DMA, e as empresas de tecnologia têm reforçado seus esforços nessa frente há vários anos em preparação. O TikTok, por sua parte, já permitia que os usuários baixassem uma cópia de suas postagens e solicitassem uma cópia de seus dados para uso em outras plataformas — mas esse era um processo estático que não levava em conta o fato de que os dados estão constantemente mudando e se atualizando.
A nova API de portabilidade de dados visa abordar essa limitação, permitindo que desenvolvedores terceirizados criem canais para a transferência de dados do TikTok para seus próprios aplicativos — se o usuário autorizar. Isso pode ser configurado para transferências recorrentes ou únicas e é projetado para contrariar a abordagem tradicional de "jardim murado" que as redes sociais antigas são famosas.
Por meio da API, os desenvolvedores podem solicitar acesso a "todos os dados disponíveis" ou categorias individuais, incluindo postagens e dados de perfil do TikTok, atividade e mensagens diretas (DMs).
A API de portabilidade de dados está disponível para candidatos globalmente, mas o desenvolvedor deve ser capaz de demonstrar um "caso de uso bem definido" antes de ser aprovado. Além disso, a API aplica-se apenas a usuários no Espaço Econômico Europeu (EEE), portanto, o desenvolvedor deve ser capaz de distinguir seus segmentos de mercado regionalmente.
Com informações Techrunch.