
Durante a Assembleia Geral da Organização Latino-Americana e do Caribe de Instituições Superiores de Controle (OLACEFS), realizada na Cidade do Panamá de 22 a 25 de outubro, o Tribunal de Contas da União (TCU) firmou um acordo com a instituição de controle de Honduras para a transferência de tecnologia, iniciando uma cooperação técnica que inclui a cessão do código-fonte da inteligência artificial generativa ChatTCU, desenvolvida pelo TCU.
O acordo visa promover a troca de experiências e tecnologias no campo da inteligência artificial (IA) entre os dois países, fortalecendo processos de auditoria e fiscalização. Ambas as instituições se comprometem com princípios de transparência, equidade e benefício mútuo, buscando melhorar continuamente suas práticas de controle externo. Um documento definitivo, detalhando ações específicas, será formalizado nos próximos meses.
O presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, destacou a importância desse acordo para a integração tecnológica das instituições de controle da região. “O avanço vai ao encontro dos objetivos da OLACEFS de promover a cooperação entre as instituições de controle e fortalecer a capacidade técnica de cada uma por meio da troca de conhecimentos e inovações”, afirmou Dantas.
Na assembleia, o secretário de Tecnologia da Informação e Inovação Digital do TCU, Rainério Leite, apresentou a expertise brasileira em IA generativa com uma palestra intitulada: “Ciência de Dados e inteligência artificial como ferramenta de desenvolvimento para as Instituições Superiores de Controle (ISC)”. Leite destacou que a disponibilização gratuita da ferramenta para Honduras é um reflexo do avanço brasileiro no campo da IA generativa, mencionando que Honduras é o primeiro órgão internacional a adotar a tecnologia do TCU e que outros países já demonstraram interesse.
Desenvolvido pelo TCU, o ChatTCU é uma ferramenta de inteligência artificial generativa projetada para otimizar diversas tarefas internas, aprimorando a produtividade e a qualidade do trabalho. Entre suas funcionalidades, a plataforma permite responder dúvidas de usuários internos, consultar normas e regulamentos, buscar informações sobre processos e documentos, além de ajudar no cumprimento de prazos e na execução de atividades rotineiras.
Desde sua implementação, o ChatTCU já foi compartilhado com 33 instituições brasileiras, que o adaptaram às suas necessidades específicas.
Com informações TCU
Este post foi resumido a partir de sua versão original com o uso do ChatGPT versão 4o, com revisão humana.