No dia 17 de abril de 2024, aconteceu em Brasília (DF) o 1º Seminário de Proteção de Dados Pessoais, organizado pelo Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional (Ibrac). No evento, estiveram representantes da ANPD que participaram de debates ao longo da programação.
A diretora Miriam Wimmer participou do painel "Desafios da proteção de dados de crianças e adolescentes: para onde vamos?". Foram destacados os riscos associados ao intenso uso da tecnologia e a coleta de dados de crianças e adolescentes. Ela enfatizou que, embora seja impossível evitar que esse grupo interaja no mundo digital, é crucial garantir sua segurança. Miriam expressou preocupação com os rastros digitais deixados pelas crianças e ressaltou a necessidade de mecanismos de verificação mais eficazes para protegê-las de interações potencialmente perigosas.
Outro representante da ANPD foi Fabrício Lopes, Coordenador-Geral de Fiscalização, que participou de um painel sobre incidentes de segurança, focado no setor financeiro. Ele enfatizou a importância do diálogo entre a ANPD e o Banco Central e destacou a preocupação histórica com a segurança da informação nesse setor, que é frequentemente alvo de agentes mal-intencionados. Bem como, ressaltou que o setor financeiro precisa ampliar sua percepção de segurança da informação além do sigilo bancário, reconhecendo que o comprometimento de outras informações também pode representar riscos significativos para os titulares de dados.
Com informações da ANPD
Este post foi resumido a partir de sua versão original com o uso do ChatGPT versão 4.