O programa Celular Seguro, iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Federação Brasileira de Bancos (Febrabam), foi premiado na Feira de Cases do WeGov, um dos mais importantes eventos de comunicação pública do Brasil. O programa, que permite o bloqueio rápido de dispositivos e contas bancárias em caso de roubo, furto ou perda de celulares, recebeu o primeiro lugar na votação dos participantes do congresso, realizado nesta quinta-feira (25) em Florianópolis.
A estratégia de divulgação do programa foi desenvolvida pela Assessoria de Comunicação do MJSP, com suporte da agência Santafé Ideias. As ações de comunicação incluíram o uso de vídeos e cards em redes sociais e a criação de um site explicativo. Esta fase do plano de comunicação visa informar sobre as novas funcionalidades introduzidas na ferramenta, como a simplificação do cadastro e a efetividade aprimorada dos alertas para os usuários.
O Celular Seguro integra um botão de emergência que, quando acionado, bloqueia o aparelho e as contas bancárias associadas. A ferramenta também permite que cidadãos cadastrados designem pessoas de confiança para efetuar o bloqueio. O acesso ao programa é realizado por meio do login do site gov.br, e o cadastro dos aparelhos pode ser feito tanto pelo site quanto por aplicativo disponível para Android e iOS.
Atualmente, o MJSP está expandindo a abrangência do programa para incluir o bloqueio de linhas telefônicas em parceria com as operadoras Claro, Vivo, Tim e Oi. Embora a Anatel já realize o bloqueio do aparelho por meio do IMEI, a inclusão das operadoras permitirá uma resposta ainda mais efetiva aos alertas emitidos pelos usuários.
Com informações MJSP
Este post foi resumido a partir de sua versão original com o uso do ChatGPT versão 4.