
A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) promoveu o 1º Encontro ANPD de Encarregados: Promovendo a Proteção de Dados, na última quinta-feira, dia 01 de agosto de 2024. O evento reuniu quase 400 participantes presencialmente e cerca de 9000 espectadores online.
A programação incluiu quatro painéis sobre o papel do Encarregado em diversas áreas da proteção de dados, oferecendo também oportunidades de networking. Discussões abordaram temas como regulamentação, desafios, oportunidades, papel e responsabilidades dos Encarregados, e segurança de dados pessoais.
Guilherme Goulart, da Brownpipe consultoria, participou de uma das mesas de discussões e destacou que nem todos os incidentes de segurança envolvem má-fé, mencionando que erros humanos, como um e-mail enviado de forma equivocada, podem gerar um incidente. "Não é possível prever e nem controlar todos os riscos. Por isso, o encarregado precisa promover, junto às áreas técnicas, a preparação para incidentes de segurança. Após o incidente, também é fundamental analisar as lições aprendidas", explicou.
Os especialistas enfatizaram a importância do encarregado na proteção dos direitos dos titulares e na promoção de conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Com informações da ANPD
Este post foi resumido a partir de sua versão original com o uso do ChatGPT versão 4, com revisão humana.