O Banco Central do Brasil (BC) comunicou um incidente de segurança envolvendo dados pessoais de chaves Pix sob responsabilidade da Caixa Econômica Federal, devido a falhas pontuais em sistemas da instituição. Apesar do acesso não autorizado, o BC assegurou que não foram expostos dados sensíveis, como senhas, saldos, movimentações ou outras informações protegidas por sigilo bancário. Os dados acessados são de natureza cadastral, o que não permite a movimentação de recursos ou o acesso às contas dos clientes.
Os dados afetados foram: dados cadastrais vinculados a 644 chaves Pix: nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência, número e tipo e da conta, data de abertura da conta, data de criação da chave Pix, data a partir da qual o usuário tem a posse da chave Pix.
A instituição comunicou que as pessoas afetadas serão notificadas exclusivamente pelos canais oficiais, como o aplicativo e o internet banking da instituição, descartando outros meios de comunicação, como mensagens, ligações ou e-mails.
O BC afirmou que já estão sendo tomadas as providências necessárias para a apuração do ocorrido e aplicadas as medidas sancionadoras conforme a regulação vigente. A decisão de comunicar o incidente foi baseada no compromisso com a transparência, embora o impacto estimado seja baixo para os usuários.
Com informações BACEN
Este post foi resumido a partir de sua versão original com o uso do ChatGPT versão 4o, com revisão humana.