A Superintendência de Relações com os Consumidores (SRC) da Anatel publicou um estudo focado nas habilidades digitais no Brasil, inserido em um contexto mundial. Este estudo faz parte do projeto estratégico de alfabetização digital da Anatel, que integra o Plano Estratégico 2023-2027. A Anatel estabeleceu a meta de aumentar para 30% a proporção de pessoas acima de 10 anos com habilidades digitais intermediárias até 2027.
Destaca-se que o objetivo principal é promover habilidades digitais para que os cidadãos brasileiros possam aproveitar plenamente os recursos e políticas públicas de transformação digital, reforçando a liderança do Brasil em governo digital. Isso está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que visam aumentar a proporção de pessoas com habilidades digitais básicas e intermediárias até 2030.
O estudo também analisa diversos indicadores, destacando as diferenças entre grupos da população. Ele aborda desigualdades de habilidades digitais por sexo, classe social, nível de renda, região, grau de instrução, faixa etária, área urbana versus rural e cor ou raça. O documento também compara o Brasil com outros países, incluindo líderes em habilidades digitais, membros do G20 e países da América Latina.
Além disso, o estudo relaciona as lacunas de habilidades digitais entre diferentes grupos da população, utilizando indicadores da União Internacional de Telecomunicações (UIT) para uma análise comparativa da situação atual do Brasil.
Clique aqui para acessar o estudo.
Com informações ANATEL
Este post foi resumido a partir de sua versão original com o uso do ChatGPT versão 4, com revisão humana.