
De acordo com o Relatório de Identidade e Fraude 2025 da Serasa Experian, 51% dos brasileiros foram vítimas de fraudes no último ano, sendo que 54,2% dessas pessoas sofreram perdas financeiras. Dentre os prejuízos, quase 20% perderam entre R$ 1.000 e R$ 5.000. Os dados também mostram que pessoas acima de 50 anos são as mais atingidas, com 57,8% relatando terem sido alvo de fraudes.
O uso indevido de cartões de crédito foi o método mais recorrente (47,9%), seguido por golpes financeiros, como boletos falsos e fraudes via Pix (32,8%), e phishing (21,6%). O estudo destaca ainda o crescimento de fraudes sofisticadas envolvendo inteligência artificial, como deepfakes e perfis falsos, mesmo com a redução da incidência desse tipo de golpe graças ao avanço da biometria facial como método de autenticação.
A pesquisa também revelou que 16,3% dos brasileiros tiveram documentos roubados ou perdidos em 2024, sendo que 3,6% deles relataram o uso indevido de suas informações pessoais em fraudes. Apesar da alta incidência de golpes, 76% dos consumidores disseram estar dispostos a pagar mais por empresas que garantam maior segurança digital, destacando a segurança como o atributo mais valorizado em transações online.
A pesquisa ainda recomenda e reforça a necessidade de investimentos em tecnologias de segurança digital e estratégias que combinem diferentes soluções para prevenir fraudes, proteger dados e fortalecer a confiança dos consumidores em serviços digitais.
Este post foi resumido a partir de sua versão original com o uso do ChatGPT versão 4.0, com revisão humana.
Com informações de Serasa Experian.