O Conselho Federal de Medicina (CFM) disponibilizou uma nova plataforma online (www.publicidademedica.cfm.org.br) destinada a orientar os médicos sobre a implementação da Resolução CFM nº 2.336/23, que atualiza as normas de publicidade médica. A resolução, que entrou em vigor em 11 de março deste ano, inclui várias inovações, como a permissão para uso de imagens de pacientes em caráter educativo, desde que sigam critérios específicos de privacidade e sejam acompanhadas de textos educativos.
A plataforma contém informações detalhadas sobre as mudanças na resolução, incluindo a resolução comentada, exemplos práticos de aplicação das regras e um índice remissivo. Em breve, serão adicionados vídeos explicativos. Além do site, o CFM lançou um manual e está promovendo uma campanha nas redes sociais para ampliar a divulgação das novas diretrizes.
Entre as principais mudanças, destaca-se a permissão para que médicos divulguem preços de consultas e serviços, e usem depoimentos de pacientes de forma moderada em suas redes sociais. Também é permitido o anúncio de qualificações não especializadas com a indicação "NÃO ESPECIALISTA" e a publicação de selfies em contextos profissionais.
Com informações do CFM
Este post foi resumido a partir de sua versão original com o uso do ChatGPT versão 4.