O Banco Central realizou o lançamento da campanha "Antes de confiar, melhor verificar" para combater golpes contra usuários do Sistema Financeiro Nacional. Em transmissão ao vivo, no dia 03 de junho, no Canal do BC no YouTube, Carolina de Assis Barros, Diretora de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, forneceu dicas e os principais tipos de golpes a fim de criar consciência entre as pessoas.
Segundo a fala de Carolina, golpistas aproveitam momentos de distração para agir. Um exemplo comum é quando uma pessoa negativada recebe uma oferta de empréstimo com garantias vantajosas, o que pode parecer uma solução atraente e urgente. Ou então, em situações de emergência, como quando ligam informando que o cartão foi clonado, o primeiro instinto da pessoa é agir rapidamente para resolver o problema, sem verificar a autenticidade da ligação. Além de explorar momentos de distração, os golpistas também simplificam problemas urgentes, apresentando soluções rápidas que parecem convenientes. Quando lidam com os desejos ou necessidades das vítimas, oferecem algo muito vantajoso, tornando a oferta irresistível e, portanto, mais fácil de enganar.
Além disso, os principais golpes abordados e detalhados foram: empréstimos falsos, central de atendimento falsa, lojas de comércio eletrônicas falsas, transferências de PIX, golpes com máquinas de cartão e boletos fraudados e Whatsapp clonado.
Com informações BACEN
Transmissão ao vivo disponível no YouTube.