O Banco Central do Brasil (BC) divulgou um incidente de segurança envolvendo dados pessoais ligados ao sistema Pix, sob a responsabilidade da Phi Serviços de Pagamentos S.A. O incidente foi causado por falhas nos sistemas da Phi Pagamentos. O BC enfatizou que as medidas de segurança do Pix ajudaram a limitar o acesso não autorizado a apenas 238 chaves Pix, representando menos de 0,00004% do total de chaves cadastradas.
É importante destacar que nenhum dado sensível, como senhas, informações de transações ou saldos bancários, foi exposto. As informações obtidas eram principalmente cadastrais e não permitiam movimentação de fundos ou acesso a informações financeiras sensíveis. As pessoas afetadas serão notificadas por meio dos aplicativos ou serviços de internet banking de suas instituições bancárias.
O BC informou que está tomando medidas para investigar o incidente e aplicará as sanções conforme a regulamentação em vigor. Embora não seja obrigatório por lei devido ao baixo impacto potencial para os usuários, o BC optou por comunicar o incidente à sociedade em consonância com seu compromisso com a transparência.
O BC também mantém uma página específica em seu site para registrar incidentes de segurança desse tipo, demonstrando sua dedicação à transparência e à gestão responsável de tais eventos.
Com informações do Banco Central do Brasil.