
O Banco Central (BC) divulgou em 30 de julho o Ranking de Reclamações contra bancos, financeiras e instituições de pagamento referente ao 2° trimestre de 2024, apresentando aprimoramentos em sua metodologia. As mudanças visam aumentar a representatividade do índice de reclamações em relação ao total de queixas registradas no BC, promovendo maior eficiência na alocação de recursos pela instituição.
O Ranking de Reclamações é uma ferramenta que permite aos cidadãos comparar instituições financeiras para decisões sobre abertura de contas e contratação de produtos e serviços. A nova metodologia proporcionará um acompanhamento mais preciso da evolução da qualidade dos serviços prestados pelas instituições ao longo dos próximos trimestres. Com isso, os cidadãos terão um instrumento melhorado para a tomada de decisões, e o BC obterá informações mais detalhadas para monitorar a conduta das instituições e fomentar um sistema financeiro eficiente.
O índice de reclamações será calculado com base na extrapolação estatística das demandas analisadas e consideradas procedentes para todo o conjunto de reclamações respondidas pelas instituições no trimestre, mesmo que não analisadas pelo BC. Anteriormente, o índice considerava apenas as reclamações efetivamente analisadas no trimestre.
Essa nova fórmula de cálculo resultará, em geral, no aumento dos índices em relação ao trimestre anterior, o que não indica necessariamente uma piora na prestação de serviços pelas instituições.
Uma Nota Técnica detalhando a nova metodologia será publicada na página do Ranking.
Todas as reclamações registradas no BC são encaminhadas às instituições para resposta ao demandante em até 10 dias úteis. Essas reclamações são subsídios importantes para aprimorar as ações de supervisão, regulação e educação financeira.
Com informações BACEN
Este post foi resumido a partir de sua versão original com o uso do ChatGPT versão 4, com revisão humana.