O Banco Central do Brasil (BC) divulgou um comunicado sobre um incidente de segurança envolvendo dados pessoais ligados às chaves Pix sob responsabilidade da Sumup Sociedade de Crédito Direto S.A. (Sumup SCD), atribuído a falhas pontuais nos sistemas da instituição. O incidente não expôs dados sensíveis, como senhas, movimentações financeiras ou saldos de contas, limitando-se a informações cadastrais que não possibilitam movimentações de recursos ou acesso a contas bancárias.
Os afetados pelo incidente serão notificados via aplicativo ou internet banking de suas instituições financeiras. O BC esclareceu que não serão utilizados outros meios de comunicação para alerta aos usuários, enfatizando a inexistência de comunicação via aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mails.
Medidas estão sendo tomadas pelo BC para uma investigação detalhada do ocorrido, incluindo a aplicação de sanções conforme a regulação vigente. Apesar da legislação não exigir a divulgação do incidente devido ao seu baixo impacto potencial, o Banco Central optou por comunicar o público em linha com seu compromisso com a transparência.
Com informações BACEN