27 de Fevereiro, 2025

Apenas 14% dos líderes conseguem equilibrar segurança de dados e objetivos de negócios

fraude seguranca

Um estudo da Gartner, Inc. revelou que apenas 14% dos líderes de segurança e gestão de riscos (SRM) conseguem proteger os ativos de dados enquanto permitem seu uso para impulsionar objetivos de negócios. Embora 35% dos entrevistados priorizem a segurança e 21% foquem no uso estratégico dos dados, apenas um em cada sete consegue equilibrar ambas as demandas de forma eficaz.

A pesquisa, realizada entre junho e agosto de 2024, entrevistou 318 líderes seniores de segurança em organizações de diversos setores e tamanhos ao redor do mundo. Segundo Nathan Parks, especialista sênior da Gartner, essa lacuna pode aumentar a vulnerabilidade das empresas a ameaças cibernéticas, penalidades regulatórias e ineficiências operacionais, comprometendo a competitividade e a confiança dos stakeholders.

Para ajudar os líderes de segurança a alinhar proteção de dados e objetivos empresariais, a Gartner recomenda cinco ações essenciais:

  1. Reduzir atritos com governança – Criar políticas e padrões de segurança de dados em conjunto com os usuários e buscar feedback contínuo.
  2. Alinhar esforços de governança – Trabalhar com outras áreas internas para identificar sobreposições e sinergias na segurança de dados.
  3. Definir requisitos inegociáveis – Estabelecer regras claras para que o negócio gerencie riscos desconhecidos relacionados à segurança de dados.
  4. Criar diretrizes para GenAI – Definir limites e momentos apropriados para interromper ou ajustar o uso de IA generativa dentro do ambiente corporativo.
  5. Trabalhar com equipes de D&A – Colaborar com times de dados e analytics para garantir o apoio executivo às iniciativas de segurança.

Com informações Gartner

Este post foi traduzido e resumido a partir de sua versão original com o uso do ChatGPT versão 4o, com revisão humana.

Quer ficar por dentro das ultimas notícias na área?

Assine nossa newsletter semanal e acompanhe as notícias mais relevantes em segurança da informação e proteção de dados.

Posts recentes

Amazon sacrifica privacidade em prol do novo Alexa+

A Amazon anunciou uma mudança significativa na política de privacidade dos dispositivos Echo, que entrará em vigor a partir de 28 de março. A empresa eliminará a opção de processamento local de comandos de voz, obrigando todos os usuários a enviar suas gravações para a nuvem da Amazon. Esta alteração está relacionada ao lançamento do […]

Ler Mais
BACEN prorroga prazo para registro de empresas de compartilhamento de dados sobre fraudes

O Banco Central do Brasil (BACEN) adiou a entrada em vigor da Instrução Normativa nº 590, que estabelece procedimentos para o registro de empresas contratadas para compartilhamento de dados sobre indícios de fraudes. A nova data de vigência passa a ser 3 de março de 2025, com efeitos a partir de 2 de maio de […]

Ler Mais
Oracle Cloud enfrenta alegações de vazamento de dados de 6 milhões de usuários

A Oracle está enfrentando sérias alegações de violação de dados em seus servidores de login SSO federado do Oracle Cloud, apesar de negar veementemente o incidente. De acordo com investigações conduzidas pela BleepingComputer, múltiplas empresas confirmaram a autenticidade de amostras de dados associados compartilhados por um suposto hacker. O caso veio à tona na semana […]

Ler Mais
Av. Senador Alberto Pasqualini, n. 180, sala 2 - Três de Maio/RS
contato@brownpipe.com.br
Comercial: (55) 999164209 - WhatsApp e Signal 

CONECTE-SE CONOSCO
Fique atualizado com as notícias mais relevantes em segurança da informação e proteção de dados. Inscreva-se na nossa newsletter semanal! 
Políticas BrownPipe *
Termos de privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram