Nos dias 17 e 18 de julho, servidores da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) participaram da conferência Computer Privacy and Data Protection para a América Latina (CPDP LatAm). Realizado no Rio de Janeiro, o evento teve como tema "Governança de dados: da América Latina ao G20".
Durante a CPDP LatAm, Waldemar Gonçalves, Diretor-Presidente da ANPD, anunciou a publicação do regulamento sobre o Encarregado de Tratamento de Dados Pessoais e destacou a necessidade de atualização contínua das práticas de proteção de dados. Lucas Borges discutiu os desafios da ANPD para assumir a posição de autoridade central na regulamentação de inteligência artificial, enfatizando a importância da coordenação entre órgãos reguladores e a compatibilidade entre IA e a LGPD. Thiago Moraes apresentou as iniciativas da ANPD relacionadas às Tecnologias de Fomento à Privacidade (PETs) e mencionou estudos técnicos sobre anonimização que irão subsidiar futuros guias orientativos.
A conferência também destacou o papel crucial do Encarregado de Dados e das autoridades reguladoras na promoção de um ambiente seguro e inovador, alinhado às leis de proteção de dados e às tendências globais de regulação.
Com informações da ANPD
Este post foi resumido a partir de sua versão original com o uso do ChatGPT versão 4, com revisão humana.