2 de Junho, 2023

Falha crítica em uma implementação do OAuth pode comprometer milhões de contas Online

52364251805 ca2f6763c6 c

Uma vulnerabilidade identificada na implementação do Open Authorization (OAuth) em uma plataforma online de desenvolvimento de aplicativos - utilizado por aplicativos e sites para estabelecer conexões com serviços como Google, Facebook, Twitter, Apple e outros - poderia permitir que cibercriminosos assumam o controle de contas de usuários, vazem ou tenham acesso a informações confidenciais, e até mesmo efetuem fraudes financeiras.

A falha foi descoberta pela equipe da Salt Security, uma empresa especializada em segurança de APIs. Especificamente, essa vulnerabilidade, identificada como CVE-2023-28131, foi encontrada na implementação do OAuth no Expo, uma framework de código aberto para o desenvolvimento de aplicativos móveis nativos para iOS, Android e outras plataformas web a partir de uma única base de código.

Este é o segundo caso - e o mais impactante - de vulnerabilidade no OAuth descoberto pelos pesquisadores da Salt. Em março, foi encontrada uma falha na implementação do OAuth pelo Booking.com, que poderia ter permitido aos invasores assumir contas de usuários, obter total acesso a dados pessoais ou de cartões de crédito, além de conseguir fazer login em contas na plataforma irmã do website, Kayak.com.

A Expo corrigiu a CVE-2023-28131 poucas horas após os pesquisadores da Salt sinalizarem o problema. Os desenvolvedores recomendaram, em uma postagem de blog detalhando a falha, que os clientes atualizem suas implementações do Expo para mitigar totalmente o risco.

As descobertas demonstram como as empresas são adversamente e amplamente afetadas quando frameworks de terceiros introduzem vulnerabilidades de API em seu ambiente, muitas vezes sem que elas tenham conhecimento disso. Isso coloca os clientes em risco de vazamento de credenciais ou de tomada de controle de conta, e oferece aos atores de ameaças uma plataforma a partir da qual podem lançar ataques adicionais.

Por causa da complexidade comprovada das implementações do OAuth, a Salt Security planeja lançar um guia de melhores práticas no futuro para ajudar as empresas a protegerem suas implementações de OAuth de forma eficaz.

Com informações do DarkReading

Posts Recentes

Amazon sacrifica privacidade em prol do novo Alexa+

A Amazon anunciou uma mudança significativa na política de privacidade dos dispositivos Echo, que entrará em vigor a partir de 28 de março. A empresa eliminará a opção de processamento local de comandos de voz, obrigando todos os usuários a enviar suas gravações para a nuvem da Amazon. Esta alteração está relacionada ao lançamento do […]

Acessar post
BACEN prorroga prazo para registro de empresas de compartilhamento de dados sobre fraudes

O Banco Central do Brasil (BACEN) adiou a entrada em vigor da Instrução Normativa nº 590, que estabelece procedimentos para o registro de empresas contratadas para compartilhamento de dados sobre indícios de fraudes. A nova data de vigência passa a ser 3 de março de 2025, com efeitos a partir de 2 de maio de […]

Acessar post
Oracle Cloud enfrenta alegações de vazamento de dados de 6 milhões de usuários

A Oracle está enfrentando sérias alegações de violação de dados em seus servidores de login SSO federado do Oracle Cloud, apesar de negar veementemente o incidente. De acordo com investigações conduzidas pela BleepingComputer, múltiplas empresas confirmaram a autenticidade de amostras de dados associados compartilhados por um suposto hacker. O caso veio à tona na semana […]

Acessar post
Av. Senador Alberto Pasqualini, n. 180, sala 2 - Três de Maio/RS
contato@brownpipe.com.br
Comercial: (55) 999164209 - WhatsApp e Signal 

CONECTE-SE CONOSCO
Fique atualizado com as notícias mais relevantes em segurança da informação e proteção de dados. Inscreva-se na nossa newsletter semanal! 
Políticas BrownPipe *
Termos de privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram