
O Banco Central do Brasil (BC) divulgou a ocorrência de um incidente de segurança envolvendo dados cadastrais de chaves Pix mantidas pela Cronos Instituição de Pagamento LTDA. De acordo com o BC, o incidente decorreu de falhas pontuais nos sistemas da instituição.
Os dados acessados são de natureza cadastral e não incluem informações sensíveis, como senhas, movimentações financeiras, saldos em contas transacionais ou informações protegidas por sigilo bancário. Foram comprometidas 1.378 chaves PIX, com a exposição de: nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência e número da conta.
Os titulares das chaves Pix impactados serão notificados exclusivamente pelos canais oficiais de suas instituições financeiras, como aplicativos ou internet banking. Não serão utilizados outros meios, como mensagens via aplicativos, SMS, e-mails ou chamadas telefônicas.
O BC reforçou que medidas investigativas foram iniciadas e que as sanções previstas pela regulação serão aplicadas. Apesar de o incidente ter um impacto considerado baixo, a comunicação foi feita em atenção ao compromisso da instituição com a transparência.
Com informações BACEN
Este post foi resumido a partir de sua versão original com o uso do ChatGPT versão 4o, com revisão humana.