O Datatilsynet, órgão responsável pela proteção de dados na Dinamarca, recomendou uma multa de 200.000 coroas dinamarquesas (aproximadamente U$ 30.000,00) e apresentou uma denúncia criminal capós um incidente de segurança envolvendo o roubo de cinco computadores portáteis. Esses dispositivos, destinados ao uso por professores e alunos, continham informações sensíveis sobre estudantes, incluindo aqueles com necessidades especiais, mas não estavam criptografados.
Durante a investigação, descobriu-se que até 300 computadores na Vejen Kommune estavam em situação semelhante, sem criptografia, o que ampliava o risco de novos incidentes. O Datatilsynet destacou que a criptografia é uma medida de segurança básica e acessível, enfatizando a necessidade urgente de que todas as comunas revisem e implementem essa proteção em seus dispositivos portáteis.
A falta de criptografia em dispositivos utilizados por órgãos públicos tem sido uma preocupação recorrente do Datatilsynet, que já recomendou multas em casos semelhantes em outras cidades, como Favrskov, Gladsaxe, Hørsholm e Odsherred. O órgão reforçou que a segurança no tratamento de dados, especialmente a criptografia de dispositivos portáteis, será um foco especial de sua fiscalização em 2024.
Com informações Datatilsynet
Este post foi traduzido e resumido a partir de sua versão original com o uso do ChatGPT versão 4o, com revisão humana.