25 de Julho, 2024

CrowdStrike: Acordo da UE permite acesso de empresas de segurança ao Kernel do Windows

image 28

Enquanto a indústria de tecnologia lida com as consequências do incidente com o Falcon Sensor da CrowdStrike, a Microsoft enfrenta questionamentos sobre o motivo de softwares como o da CrowdStrike serem permitidos a operar em um nível tão baixo no kernel do Windows, onde falhas podem causar desastres no sistema operacional.

A Microsoft não é diretamente culpada pela atualização problemática que continua a causar caos. No entanto, a arquitetura subjacente que permite a terceiros executar softwares profundamente integrados merece uma análise mais atenta.

De acordo com um relatório do Wall Street Journal, um porta-voz da Microsoft apontou para um compromisso de 2009 com a Comissão Europeia como uma razão pela qual o kernel do Windows não é tão protegido quanto o do atual sistema operacional Apple Mac, por exemplo.

O acordo, focado em interoperabilidade, veio em um momento de escrutínio europeu sobre a Microsoft e inclui a seguinte cláusula:

"A Microsoft deverá garantir de forma contínua e em tempo hábil que as APIs no sistema operacional Windows Client PC e no sistema operacional Windows Server, chamadas pelos produtos de segurança da Microsoft, sejam documentadas e estejam disponíveis para uso por produtos de segurança de terceiros que rodem no sistema operacional Windows Client PC e/ou no sistema operacional Windows Server."

Em outras palavras, os fornecedores de segurança de terceiros devem ter o mesmo acesso que os próprios produtos da Microsoft, o que, à primeira vista, parece justo.

No entanto, nada nesse compromisso teria impedido a Microsoft de criar uma API fora do kernel para que ela e outros fornecedores de segurança utilizassem. Em vez disso, a CrowdStrike e similares operam em um nível suficientemente baixo no kernel para maximizar a visibilidade para fins de antimalware, o que pode causar problemas graves em caso de falhas.

O Windows está longe de ser o único sistema operacional que permite que softwares operem em um nível baixo o suficiente para travar um kernel. No entanto, falhas de softwares de terceiros operando em um nível baixo no Windows podem ser embaraçosamente públicas, mesmo que a Microsoft não seja diretamente culpada.

Com informações The Register

Este post foi traduzido e resumido a partir de sua versão original com o uso do ChatGPT versão 4, com revisão humana.

Quer ficar por dentro das ultimas notícias na área?

Assine nossa newsletter semanal e acompanhe as notícias mais relevantes em segurança da informação e proteção de dados.

Posts recentes

Vulnerabilidades críticas em plugins do WordPress expõem mais de 4 milhões de sites

Duas graves vulnerabilidades foram identificadas em plugins amplamente utilizados no WordPress, expondo milhões de sites a riscos de invasão e controle malicioso. Uma das falhas, rastreada como CVE-2024-10924 (pontuação CVSS: 9.8), foi encontrada no plugin Really Simple Security (antigamente Really Simple SSL). A vulnerabilidade, presente nas versões 9.0.0 a 9.1.1.1 do plugin, permite que atacantes […]

Ler Mais
Falha na segurança e violação da LGPD levam à condenação de bancos

A 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Paraná manteve a condenação do Banco Bradesco S.A. e do Itaú Unibanco S.A. por falhas na segurança de dados e por violação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em um caso de fraude financeira envolvendo empréstimos consignados. Um cliente foi vítima […]

Ler Mais
Banco condenado por descontos indevidos e falhas na proteção de dados pessoais

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo negou o recurso do Banco Itaú Consignado S.A. em um processo envolvendo descontos indevidos no benefício previdenciário de um consumidor. A decisão manteve a condenação da instituição ao pagamento de R$ 5.000 por danos morais e à devolução em dobro dos valores descontados irregularmente. No caso, […]

Ler Mais
Av. Senador Alberto Pasqualini, n. 180, sala 2 - Três de Maio/RS
contato@brownpipe.com.br
Comercial: (55) 999164209 - WhatsApp e Signal 

CONECTE-SE CONOSCO
Fique atualizado com as notícias mais relevantes em segurança da informação e proteção de dados. Inscreva-se na nossa newsletter semanal! 
Políticas BrownPipe *
Termos de privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram