O Banco Central (BC) divulgou nesta segunda-feira, 22 de julho, atualizações no regulamento do Pix, incluindo melhorias nos mecanismos de segurança e a nova data de lançamento do Pix Automático. As mudanças foram formalizadas nas Resoluções BCB nº 402 e nº 403.
Aperfeiçoamentos na segurança
- O BC introduziu uma nova regra para dispositivos de acesso (celulares e computadores) usados para iniciar transações Pix.
- Transações acima de R$200,00 agora exigem o cadastro prévio do dispositivo. Esta medida visa minimizar fraudes ao dificultar o uso de dispositivos não cadastrados por fraudadores.
- Para garantir ainda mais segurança, os participantes do sistema Pix precisarão adotar soluções de gerenciamento de risco que identifiquem transações atípicas e informar os clientes sobre como evitar fraudes.
- Além disso, uma verificação semestral identificará clientes com histórico de fraude, permitindo tratamento diferenciado ou até mesmo encerramento do relacionamento.
- Essas mudanças, que entram em vigor em 1º de novembro, fazem parte de uma agenda permanente de segurança discutida no Fórum Pix.
Lançamento do Pix automático
O BC também anunciou que o Pix Automático será lançado em 16 de junho de 2025. Esse novo recurso facilitará cobranças recorrentes, beneficiando empresas de diversos setores, como serviços públicos, educação, academias, clubes sociais, planos de saúde e serviços de streaming. Para os usuários, o Pix Automático permitirá pagamentos recorrentes sem a necessidade de autenticação a cada transação, aumentando a comodidade. Empresas se beneficiarão de uma maior eficiência, custos reduzidos de cobrança e menor inadimplência.
Com informações BACEN
Este post foi resumido a partir de sua versão original com o uso do ChatGPT versão 4, com revisão humana.