4 de Julho, 2024

Anatel solicita informações à Vivo sobre algoritmo de IA

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A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) solicitou à Telefônica Brasil S.A. (Vivo) informações detalhadas sobre o algoritmo de inteligência artificial I.Ajuda. 

A Vivo, em parceria com a Microsoft, lançou a ferramenta I.Ajuda, que está sendo utilizada por cerca de 11 mil agentes de atendimento. Segundo a empresa, essa inovação tem melhorado significativamente a qualidade e a agilidade no atendimento ao consumidor, reduzindo o tempo médio de atendimento e aumentando a taxa de resolução no primeiro contato.

O Conselheiro Diretor da Anatel, Alexandre Freire, destacou a importância da transparência algorítmica no uso de IA, especialmente em setores sensíveis como o atendimento ao consumidor. Ele lembrou que o Decreto nº 11.034 de 2022, que regulamenta a Lei nº 8.078 de 1990 (Código de Defesa do Consumidor), exige que as decisões tomadas pela IA sejam compreensíveis, auditáveis e justas, promovendo a confiança dos consumidores e garantindo seus direitos.

Portanto, foi solicitado uma série de informações que a Anatel considera fundamentais para avaliar o impacto da solução I.Ajuda, como por exemplo: 

  • Detalhes técnicos do algoritmo;
  • Medidas de transparência;
  • Interface e processo de atendimento;
  • Indicadores de desempenho e feedback;
  • Segurança e conformidade; e
  • Impactos regulatórios.

A Vivo tem um prazo de 15 dias para fornecer essas informações, que também deverão ser compartilhadas com o Grupo de Pesquisa em Inteligência Artificial (IA.lab), instituído no âmbito do Centro de Altos Estudos em Comunicações Digitais e Inovações Tecnológicas (Ceadi) pela Portaria nº 2.831, de 11 de junho de 2024 (SEI nº 12111696).

Com informações da ANATEL 

Este post foi resumido a partir de sua versão original  com o uso do ChatGPT versão 4, com revisão humana. 

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