
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou um relatório final sobre o impacto das plataformas e serviços digitais nos serviços convencionais de telecomunicações. Este estudo faz parte da Meta 7 do Plano de Trabalho do Termo de Execução Descentralizada (TED), realizado em parceria com a Universidade de Brasília (UnB). Alguns dos principais pontos do relatório, são:
Impacto das plataformas digitais:
- Análise do crescimento de serviços Over The Top (OTT), como streaming de vídeo, marketplaces online e jogos digitais.
- Detalhamento da regulamentação do setor de telecomunicações no Brasil e os desafios da transição digital.
Competitividade e inovação:
- Apesar da alta concentração no setor, o mercado de banda larga fixa é mais competitivo.
- Desafios enfrentados pelas operadoras nacionais para se adaptar ao avanço dos serviços digitais e à popularização dos smartphones.
Desafios regulatórios:
- A pesquisa destaca a necessidade de novas regulações para serviços OTT, que ainda possuem materiais regulatórios limitados.
- Questões sobre como manter a evolução das redes de telecomunicações enquanto as receitas dos serviços OTT não contribuem claramente para os investimentos necessários nas redes.
A pesquisa enfatiza a importância de dados robustos e atualizados para uma análise efetiva do mercado, da indústria de conectividade e do comportamento dos consumidores, alinhando-se às melhores práticas regulatórias internacionais.
Para mais detalhes, acesse o relatório completo aqui.
Página de Estudos Descentralizados
Com informações da ANATEL
Este post foi resumido a partir de sua versão original com o uso do ChatGPT versão 4, com revisão humana.