Meredith Whittaker, presidente da Signal, emitiu um comunicado sobre o debate na União Europeia (UE) a respeito do controle de conversas, enfatizando a importância da criptografia ponta a ponta para a privacidade em tempos de vigilância estatal e corporativa crescente. Whittaker criticou a persistente tentativa de enfraquecer essa tecnologia, reiterando que não é possível manter a integridade da criptografia enquanto se permite a vigilância de conteúdos criptografados.
Whittaker destacou que, apesar do consenso entre especialistas de que propostas para enfraquecer a criptografia são perigosas, tais ideias continuam ressurgindo sob novos rótulos. Ela apontou que consultorias caras, focadas mais em marketing do que nos sérios riscos envolvidos, muitas vezes convencem leigos de que as novas propostas não apresentam os mesmos perigos das antigas.
Em novembro, o Parlamento da UE deu um passo significativo ao votar pela exclusão da criptografia ponta a ponta das ordens de vigilância em massa na legislação de controle de conversas. Esta decisão foi uma resposta ao consenso de especialistas em segurança, que argumentaram que sujeitar as comunicações privadas a varreduras em massa com base em bancos de dados governamentais ou modelos de IA de "discurso aceitável" comprometeria a segurança global.
Whittaker criticou a rebranding de "varredura no lado do cliente" para "moderação de uploads", destacando que esta abordagem não resolve o problema de fundo. Ela explicou que, mesmo que a moderação ocorra antes da criptografia da mensagem ou vídeo, ainda assim compromete a segurança, criando vulnerabilidades exploráveis por hackers e estados hostis. Em suas palavras: “Então, vamos deixar bem claro, mais uma vez: exigir a varredura em massa de comunicações privadas compromete fundamentalmente a criptografia. Ponto final. Seja por meio de manipulação, por exemplo, da geração de números aleatórios de um algoritmo de criptografia, pela implementação de um sistema de custódia de chaves, ou forçando as comunicações a passarem por um sistema de vigilância antes de serem criptografadas”.
Ela finalizou seu comunicado pedindo o fim dos jogos retóricos e a aceitação do que a comunidade de especialistas têm afirmado repetidamente: ou a criptografia ponta a ponta protege a todos, garantindo segurança e privacidade, ou ela está quebrada para todos. Enfraquecer a criptografia, especialmente em um momento geopoliticamente volátil, é uma proposta desastrosa.
Com informações Signal
Este post foi traduzido e resumido a partir de sua versão original com o uso do ChatGPT versão 4, com revisão humana.