A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no dia 10 de junho de 2024, o lançamento do Infoaudi, um novo sistema de cadastro de auditores independentes. O sistema é parte da iniciativa da Autarquia de modernizar seus processos e consolidar-se como um regulador tecnológico (Regtech).
O Infoaudi permitirá que os aproximadamente 350 auditores independentes registrados na CVM atualizem diretamente seus dados e anexem os documentos exigidos pela Resolução CVM 23. O processo administrativo será gerado automaticamente pelo SEI e validado pela Gerência de Normas de Auditoria (GNA) da Superintendência de Normas Contábeis e de Auditoria (SNC) da CVM.
Segundo Madson Vasconcelos, Gerente de Normas de Auditoria da CVM, o novo sistema reduzirá significativamente o tempo necessário para atualizar as informações, que atualmente leva mais de um mês.
Uma das novidades do Infoaudi é a emissão automatizada de Certidões de Confirmação de Registro, que agora podem ser geradas diretamente pelo auditor no sistema, sem a necessidade de solicitação formal à CVM. Além disso, o histórico do auditor na CVM e a ficha de cadastro estarão disponíveis para consulta no Infoaudi, permitindo um gerenciamento mais eficiente das informações.
"O Infoaudi proporcionará maior fluidez na interação entre o auditor e a CVM, permitindo o acompanhamento de suas demandas junto à Autarquia de forma transparente e segura", afirmou Paulo Roberto Gonçalves Ferreira, Superintendente de Normas Contábeis e de Auditoria.
O Infoaudi também permitirá que o público externo consulte informações básicas dos auditores independentes, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). As certidões emitidas pelos auditores poderão ser validadas diretamente no sistema, facilitando a verificação em casos de contratação profissional.
O Infoaudi pode ser acessado na opção "Atualização Cadastral > Infoaudi - Gestão de Auditores" no CVM Web, mediante login no Gov.br.
Com informações CVM
Este post foi resumido a partir de sua versão original com o uso do ChatGPT versão 4, com revisão humana.