A Comissão Europeia anunciou a criação do European AI Office, um centro de excelência em Inteligência Artificial, que visa apoiar o desenvolvimento e uso de IA confiável, além de proteger contra os riscos associados. O AI Office é a base de um sistema único de governança da IA na Europa.
O objetivo da União Europeia é garantir que a IA seja segura e confiável. Para isso, o AI Act, o primeiro marco legal abrangente sobre IA no mundo, foi implementado para assegurar a saúde, segurança e direitos fundamentais das pessoas, além de fornecer segurança jurídica às empresas nos 27 Estados-Membros.
O AI Office terá um papel crucial na implementação do AI Act, apoiando os órgãos de governança dos Estados-Membros em suas funções. Ele será responsável por aplicar as regras para modelos de IA de propósito geral, utilizando os poderes conferidos pela legislação, como a capacidade de conduzir avaliações, solicitar informações e medidas de provedores de modelos e aplicar sanções.
Além disso, o AI Office promoverá um ecossistema inovador de IA confiável, visando colher benefícios sociais e econômicos. Ele garantirá uma abordagem europeia estratégica e eficaz para a IA no cenário internacional, tornando-se um ponto de referência global.
Para decisões bem informadas, o AI Office colaborará com os Estados-Membros e a comunidade de especialistas por meio de fóruns dedicados e grupos de especialistas, combinando conhecimentos da comunidade científica, indústria, think tanks, sociedade civil e do ecossistema de código aberto.
Em janeiro de 2024, a Comissão lançou o pacote de inovação em IA para apoiar startups e PMEs no desenvolvimento de IA confiável, alinhada com os valores e regras da UE. As iniciativas ‘GenAI4EU’ e o AI Office fazem parte desse pacote, contribuindo para o desenvolvimento de novos casos de uso e aplicações emergentes nos 14 ecossistemas industriais da Europa, além do setor público.
Estrutura do AI Office
A Direção A do DG CONNECT está passando por uma reorganização, e a partir de 16 de junho, a estrutura organizacional do AI Office consistirá em cinco unidades e dois conselheiros, refletindo seu mandato:
- Unidade de Excelência em IA e Robótica
- Unidade de Regulação e Conformidade
- Unidade de Segurança em IA
- Unidade de Inovação e Coordenação de Políticas em IA
- Unidade de IA para o Bem Social
- Conselheiro Científico Chefe (Lead Scientific Advisor)
- Conselheiro para Assuntos Internacionais (Advisor for International Affairs)
O AI Office empregará mais de 140 funcionários, incluindo especialistas em tecnologia, assistentes administrativos, advogados, especialistas em políticas e economistas.
Tarefas do AI Office
Suporte ao AI Act e aplicação das regras de IA de propósito geral O AI Office utilizará sua expertise para apoiar a implementação do AI Act, contribuindo para a aplicação coerente das regras em todos os Estados-Membros, desenvolvendo ferramentas, metodologias e benchmarks para avaliar modelos de IA, investigando possíveis infrações e preparando orientações e diretrizes para apoiar a implementação eficaz do AI Act.
Fortalecimento do desenvolvimento e uso de IA confiável O AI Office, em colaboração com atores públicos e privados, avançará ações e políticas para colher benefícios sociais e econômicos da IA, fornecerá conselhos sobre melhores práticas e incentivará ecossistemas inovadores de IA confiável para aumentar a competitividade e o crescimento econômico da UE.
Cooperação internacional Em nível internacional, o AI Office promoverá a abordagem europeia de IA confiável, colaborando com instituições similares em todo o mundo, apoiando o desenvolvimento e implementação de acordos internacionais sobre IA e monitorando continuamente o ecossistema de IA.
Cooperação com instituições, especialistas e partes interessadas O AI Office trabalhará em estreita colaboração com o European Artificial Intelligence Board e o European Centre for Algorithmic Transparency (ECAT) da Comissão, além de reunir expertise técnica em um Fórum Consultivo com representantes da indústria, startups, PMEs, academia, think tanks e sociedade civil.
O AI Office também supervisionará o AI Pact, que permite que as empresas se envolvam com a Comissão e outras partes interessadas, compartilhando melhores práticas e planejando a implementação do AI Act.
A Comissão Europeia continua a mapear iniciativas para fomentar o desenvolvimento e a adoção de IA confiável na UE através do Plano Coordenado de IA.
Com informações European Commision
Este post foi traduzido e resumido a partir de sua versão original com o uso do ChatGPT versão 4, com revisão humana.