Com a situação de calamidade e enchentes no Estado do Rio Grande do Sul, cresce a mobilização da sociedade civil, agentes públicos e privados para arrecadar e enviar doações à população afetada. No entanto, há relatos de criminosos se aproveitando da solidariedade para aplicar golpes, alterando a chave Pix em campanhas de órgãos, instituições e empresas.
Para combater essa prática, o Movimento #FiqueEsperto iniciou uma campanha emergencial em 15/5, alertando sobre os cuidados ao fazer doações. A mensagem será enviada via SMS pelas prestadoras de telefonia móvel e divulgada nas redes sociais da Anatel e dos parceiros da iniciativa.
Além disso, a campanha complementa as divulgações já em curso desde 02/05, que abordam cuidados com telemarketing, mensagens de texto, leitura segura de QR Codes e verificação de linhas pré-pagas ativas por CPF. O objetivo do Movimento #FiqueEsperto é conscientizar os consumidores sobre a prevenção contra fraudes e golpes digitais.
O #FiqueEsperto, iniciado em outubro de 2020, está alinhado ao Plano Estratégico da Anatel 2023-2027 e conta com a participação de outras 13 instituições, incluindo associações, bancos, empresas de internet e telecomunicações, entre outros.
Com informações da ANATEL
Este post foi resumido a partir de sua versão original com o uso do ChatGPT versão 4.