28 de Março, 2024

Assembleia Geral da ONU adota resolução sobre IA 

image 31

A Assembleia Geral da ONU adotou uma resolução pioneira sobre a promoção de sistemas de inteligência artificial (IA) "seguros, seguros e confiáveis" que também beneficiarão o desenvolvimento sustentável para todos. A resolução, liderada pelos Estados Unidos e apoiada por mais de 120 Estados Membros, foi adotada sem votação e enfatiza o respeito, proteção e promoção dos direitos humanos no design, desenvolvimento, implantação e uso da IA.

É a primeira vez que a Assembleia adota uma resolução regulando o campo emergente da IA. A resolução reconhece o potencial dos sistemas de IA em acelerar e possibilitar o progresso em direção ao alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Foi destacado o chamado a todos os Estados Membros e partes interessadas para se absterem ou cessarem o uso de sistemas de IA que não estejam em conformidade com o direito internacional dos direitos humanos ou que representem riscos indevidos ao gozo dos direitos humanos.

Além disso, a Assembleia instou todos os Estados, o setor privado, a sociedade civil, organizações de pesquisa e a mídia a desenvolverem e apoiarem abordagens regulatórias e de governança relacionadas ao uso seguro, seguro e confiável da IA. A resolução também abordou a necessidade de fechar a divisão digital, reconhecendo os "níveis variados" de desenvolvimento tecnológico entre os países e dentro destes, e urgindo a cooperação e o apoio aos países em desenvolvimento para que estes possam se beneficiar de um acesso inclusivo e equitativo.

Linda Thomas-Greenfield, Embaixadora dos EUA e Representante Permanente na ONU, expressou a esperança de que o diálogo inclusivo e construtivo que levou à resolução sirva como modelo para futuras conversas sobre os desafios da IA em outras áreas, como a paz e segurança e o uso militar responsável da autonomia da IA. A resolução visa ampliar o trabalho já realizado pela ONU, incluindo a União Internacional de Telecomunicações (UIT), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Conselho de Direitos Humanos.

Thomas-Greenfield destacou a oportunidade e a responsabilidade da comunidade internacional de "governar esta tecnologia, em vez de deixá-la nos governar", reafirmando o compromisso de que a IA será criada e implantada através da lente da humanidade e dignidade, segurança e segurança, direitos humanos e liberdades fundamentais, e o comprometimento com o fechamento do fosso digital dentro e entre as nações, utilizando esta tecnologia para avançar nas prioridades compartilhadas em torno do desenvolvimento sustentável.

Com informações United Nations

Quer ficar por dentro das ultimas notícias na área?

Assine nossa newsletter semanal e acompanhe as notícias mais relevantes em segurança da informação e proteção de dados.

Posts recentes

Vulnerabilidades críticas em plugins do WordPress expõem mais de 4 milhões de sites

Duas graves vulnerabilidades foram identificadas em plugins amplamente utilizados no WordPress, expondo milhões de sites a riscos de invasão e controle malicioso. Uma das falhas, rastreada como CVE-2024-10924 (pontuação CVSS: 9.8), foi encontrada no plugin Really Simple Security (antigamente Really Simple SSL). A vulnerabilidade, presente nas versões 9.0.0 a 9.1.1.1 do plugin, permite que atacantes […]

Ler Mais
Falha na segurança e violação da LGPD levam à condenação de bancos

A 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Paraná manteve a condenação do Banco Bradesco S.A. e do Itaú Unibanco S.A. por falhas na segurança de dados e por violação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em um caso de fraude financeira envolvendo empréstimos consignados. Um cliente foi vítima […]

Ler Mais
Banco condenado por descontos indevidos e falhas na proteção de dados pessoais

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo negou o recurso do Banco Itaú Consignado S.A. em um processo envolvendo descontos indevidos no benefício previdenciário de um consumidor. A decisão manteve a condenação da instituição ao pagamento de R$ 5.000 por danos morais e à devolução em dobro dos valores descontados irregularmente. No caso, […]

Ler Mais
Av. Senador Alberto Pasqualini, n. 180, sala 2 - Três de Maio/RS
contato@brownpipe.com.br
Comercial: (55) 999164209 - WhatsApp e Signal 

CONECTE-SE CONOSCO
Fique atualizado com as notícias mais relevantes em segurança da informação e proteção de dados. Inscreva-se na nossa newsletter semanal! 
Políticas BrownPipe *
Termos de privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram