14 de Março, 2024

Novo Manual da Publicidade Médica enfatiza proteção de dados do paciente

image 16

O Conselho Federal de Medicina publicou em Março de 2024 seu novo Manual de Publicidade Médica. Apesar de abordar aspectos da publicidade, o manual destaca questões importantes acerca do tratamento de dados pessoais de pacientes. Ao fazer isso, ao mesmo tempo, o manual reforça a proteção de dados dos pacientes e traz mais segurança jurídica para a atividade médica. 

Ao regular o uso de imagens dos pacientes, em seu cap. IX, o manual destaca que é vedado o uso de imagens que identifiquem o paciente (art. 14, inc. II, e), deve-se respeito ao pudor e a privacidade do paciente (art. 14, inc. II, I, 2) e que há a necessidade de obtenção da autorização (ou seja, o consentimento) para uso de imagens de pacientes de bancos de dados do próprio médico (art. 14, inc. II, I, 1). Recomenda-se, nestes casos, um consentimento específico e expresso para isso, indicando "finalidade e abrangência da autorização". É essencial explicar ao paciente como sua imagem será utilizada e obter sua autorização antes de qualquer divulgação. Também fica garantido o anonimato do paciente, observando as diretrizes anteriores (art. 14, inc. II, I, 3).

De forma geral, as práticas envolvendo publicidade também devem observar os aspectos gerais da LGPD, como a proteção da segurança e confidencialidade dos dados, além dos princípios de transparência e prestação de contas. No último caso, os pacientes têm o direito de saber como seus dados estão sendo tratados e quem tem acesso a eles. É fundamental comunicar de forma transparente as práticas de tratamento de dados e estar preparado para prestar contas em conformidade com a LGPD. Além disso, deve-se permitir o exercício de todos os direitos do paciente, como a revogação do consentimento e a exclusão dos dados tratados para fins publicitários.

O manual destaca que ao criar campanhas publicitárias na área da saúde é crucial considerar as implicações legais e éticas do tratamento de dados pessoais dos pacientes. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela LGPD e outras regulamentações, os profissionais de saúde e as instituições médicas podem garantir que suas práticas publicitárias sejam éticas, transparentes e legalmente conformes, garantindo o respeito dos direitos dos pacientes.

Com informações de CFM

Quer ficar por dentro das ultimas notícias na área?

Assine nossa newsletter semanal e acompanhe as notícias mais relevantes em segurança da informação e proteção de dados.

Posts recentes

Vulnerabilidades críticas em plugins do WordPress expõem mais de 4 milhões de sites

Duas graves vulnerabilidades foram identificadas em plugins amplamente utilizados no WordPress, expondo milhões de sites a riscos de invasão e controle malicioso. Uma das falhas, rastreada como CVE-2024-10924 (pontuação CVSS: 9.8), foi encontrada no plugin Really Simple Security (antigamente Really Simple SSL). A vulnerabilidade, presente nas versões 9.0.0 a 9.1.1.1 do plugin, permite que atacantes […]

Ler Mais
Falha na segurança e violação da LGPD levam à condenação de bancos

A 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Paraná manteve a condenação do Banco Bradesco S.A. e do Itaú Unibanco S.A. por falhas na segurança de dados e por violação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em um caso de fraude financeira envolvendo empréstimos consignados. Um cliente foi vítima […]

Ler Mais
Banco condenado por descontos indevidos e falhas na proteção de dados pessoais

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo negou o recurso do Banco Itaú Consignado S.A. em um processo envolvendo descontos indevidos no benefício previdenciário de um consumidor. A decisão manteve a condenação da instituição ao pagamento de R$ 5.000 por danos morais e à devolução em dobro dos valores descontados irregularmente. No caso, […]

Ler Mais
Av. Senador Alberto Pasqualini, n. 180, sala 2 - Três de Maio/RS
contato@brownpipe.com.br
Comercial: (55) 999164209 - WhatsApp e Signal 

CONECTE-SE CONOSCO
Fique atualizado com as notícias mais relevantes em segurança da informação e proteção de dados. Inscreva-se na nossa newsletter semanal! 
Políticas BrownPipe *
Termos de privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram