O Garante Privacy da Itália impôs a Enel Energia uma multa superior a 79 milhões de euros devido a sérias falhas no processamento de dados pessoais de numerosos usuários dos setores de energia elétrica e gás para fins de telemarketing. O caso teve início com uma investigação da Guardia di Finanza, após a qual a Autoridade já havia sancionado quatro empresas com multas totalizando 1,8 milhão de euros e confiscado bancos de dados usados para atividades ilegais. Investigação adicional revelou que a Enel Energia adquiriu 978 contratos dessas empresas, embora não fizessem parte de sua rede de vendas.
Inspeções posteriores descobriram graves deficiências de segurança nos sistemas de informação da Enel, utilizados para gestão de clientes e ativação de serviços, falhando em prevenir atividades ilícitas de agentes não autorizados. Estes exploraram vulnerabilidades para promover negócios ilícitos por meio de chamadas perturbadoras, promoções de serviços e assinaturas de contratos sem benefícios reais para os clientes, resultando na ativação de pelo menos 9.300 contratos. Diante das violações graves, o Garante impôs a Enel Energia a maior multa já aplicada pela Autoridade.
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