A OpenAI divulgou um conjunto de iniciativas em preparação para as eleições de 2024 dos vários países ao redor do mundo, com o objetivo de proteger a integridade do processo democrático e assegurar o uso responsável de sua tecnologia. A empresa enfatizou seu compromisso em evitar abusos e fornecer transparência na geração de conteúdo por meio de IA. As medidas anunciadas foram:
Prevenção de Abusos: A OpenAI está concentrando esforços na prevenção de abusos, como a disseminação de "deepfakes" enganosos, operações de influência em grande escala e chatbots que se passam por candidatos. A empresa afirmou que realiza testes rigorosos nos seussistemas, além de envolver usuários e parceiros externos para feedback e implementar medidas de segurança para reduzir o potencial de danos. Além disso, aprimorou suas políticas de uso para evitar a criação de aplicativos de campanha política e lobby, assim como chatbots que se passam por pessoas reais ou instituições. A empresa também não permite aplicativos que desencorajem a participação em processos democráticos.
Transparência na Geração de Conteúdo de IA: A OpenAI está investindo em melhorar a transparência na origem do conteúdo gerado por IA, incluindo a capacidade de detectar quais ferramentas foram usadas para produzir uma imagem. Isso permite aos eleitores avaliar imagens com confiança em sua autenticidade. A empresa está implementando as credenciais digitais da Coalizão para Procedência e Autenticidade de Conteúdo em imagens geradas pelo DALL·E 3 e desenvolvendo um classificador de procedência para detectar imagens criadas pelo DALL·E, que estará disponível para testadores, incluindo jornalistas, plataformas e pesquisadores.
Melhor Acesso a Informações de Votação Autorizadas: Nos Estados Unidos, a OpenAI está colaborando com a Associação Nacional de Secretários de Estado (NASS), a mais antiga organização não partidária de funcionários públicos, para direcionar os usuários para o CanIVote.org, um site autorizado de informações sobre votação nos EUA, quando questionados sobre procedimentos eleitorais. Essa parceria servirá como lição para abordagens futuras em outros países e regiões.
Com informações - Blog da OpenIA.