A companhia aérea australiana Qantas introduziu mudanças significativas nas suas políticas sobre fotografia e filmagem a bordo de seus voos. Passageiros estão agora proibidos de tirar fotos ou gravar vídeos sem permissão, como parte de uma nova iniciativa para proteger a privacidade da equipe e dos viajantes nos voos da Qantas.
Por exemplo, se ocorrer uma discussão acalorada entre dois passageiros, aqueles a bordo não estão autorizados a tirar fotos ou vídeos, a menos que as pessoas capturadas nas imagens, incluindo a equipe, tenham dado sua permissão para o uso do conteúdo. O mesmo se aplica a influenciadores digitais que filmam conteúdo para suas plataformas de mídia social. Se suas imagens ou vídeos incluírem rostos de outros passageiros ou da equipe, não poderão ser usados, a menos que aqueles nas filmagens tenham consentido.
A nova cláusula foi confirmada em 8 de novembro e adicionada à seção 12 de suas Condições de Carregamento — sobre “Conduta Durante o Voo”. A cláusula lista 15 tipos específicos de instruções que os passageiros devem obedecer, como não fumar, usar o cinto de segurança e permanecer sentado quando o avião passar por turbulência. Agora, desde o mês passado, afirma que os passageiros devem “buscar consentimento antes de filmar ou fotografar a equipe do Grupo Qantas, contratados ou outros clientes”.
Um porta-voz da Qantas disse que eles estão cientes de que muitos clientes querem filmar e fotografar seu tempo no ar “e nossa política é projetada para garantir que eles possam fazer isso de forma segura e respeitosa”. Selfies e filmagens ou fotos da vista de fora da janela ainda são permitidas, no entanto, se um passageiro ou membro da tripulação estiver na moldura, novamente, a pessoa que captura as imagens precisará ter sua permissão.
A Associação Federal de Comissários de Bordo da Austrália, Teri O’Toole, disse ao The Weekend Australian que os comissários de bordo têm sido vítimas de comportamento horrível de pessoas que filmam em voos, acrescentando que a medida é “mais do que necessária”. “Temos alguns membros da equipe que são vítimas de 'up-skirting', há algumas coisas horríveis que acontecem em um avião agora e eles precisam de proteção, é um local de trabalho e eles não deveriam ir trabalhar preocupados com alguém tirando fotos e fazendo piada deles.
Com Informações do The New Zealand Herald.