Recentemente, um evento realizado no auditório da OAB/RS, marcou o debate sobre o uso da inteligência artificial na fiscalização do exercício profissional. Durante o evento, foram destacadas questões pertinentes que demandam atenção dos Conselhos Regionais, como a relação entre inteligência artificial e judicialização, o monitoramento do uso ético dessa tecnologia, a transparência das informações e a constante necessidade de atualização dos profissionais, dado o caráter dinâmico e automático dessa ferramenta.
Houve um consenso geral sobre a importância de uma abordagem colaborativa entre os órgãos reguladores para enfrentar os desafios que a inteligência artificial traz ao cenário profissional. As discussões ressaltaram os impactos desse avanço tecnológico na fiscalização, destacando a busca por mecanismos que incorporem novas tecnologias e aprimorem a eficiência dos processos.
Este evento foi um ponto de partida para reflexões profundas sobre o futuro da fiscalização profissional diante do avanço da inteligência artificial. As ideias e perspectivas compartilhadas certamente guiarão as estratégias futuras dos Conselhos, promovendo um ambiente profissional mais adaptado e alinhado com os avanços tecnológicos.
Com informações de CREMERS.