Um dia repleto de debates e painéis sobre os desafios do Direito perante o avanço das novas tecnologias marcou o evento "Direito e Tecnologia: novas perspectivas de resoluções de conflitos". Realizado no auditório Desembargador José Navega Cretton, no dia 27 de novembro de 2023.
Durante a abertura, autoridades como o presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), destacaram a urgência de o Direito acompanhar o ritmo das mudanças tecnológicas. Um dos pontos centrais foi a defesa da mediação como método preferencial na resolução de conflitos, reconhecendo que o Direito por si só não é sempre suficiente para atender às demandas da sociedade.
Destaque também foi para a plataforma +Acordo, uma parceria entre o TJRJ e a PUC-Rio, que utiliza inteligência artificial para propor acordos de forma automatizada, baseando-se em dados fornecidos pelas partes e jurisprudência do Tribunal.
O evento reuniu participantes não só presencialmente, mas também de forma remota, contando com representantes de países como México, Argentina e Uruguai.
Além de harmonizar a área jurídica com a tecnologia, o evento buscou enfatizar a importância de impulsionar a eficiência das atividades, garantindo sempre a equidade e justiça na resolução de conflitos.
Com informações do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro.