5 de Outubro, 2023

O Banco Central aprimora regulamentação para facilitar o compartilhamento de informações sobre suspeitas de fraudes

Banco Central do Brasil logo

O Banco Central anunciou uma nova resolução que estabelece diretrizes para o compartilhamento de informações sobre suspeitas de fraudes, conforme previsto na Resolução BCB nº 343. A nova resolução se aplica a instituições financeiras, instituições de pagamento e outras entidades autorizadas pelo Banco Central.

A Resolução BCB nº 343 estabelece requisitos para o compartilhamento de informações, incluindo escopo mínimo de dados a serem compartilhados, interoperabilidade do sistema, requisitos para contratação de serviços de compartilhamento, detalhes dos acordos de níveis de serviço e requisitos de segurança.

Além do mais, as instituições devem considerar indícios de fraudes em atividades como abertura de contas, prestação de serviços de pagamento, manutenção de contas e contratação de operações de crédito. Os serviços de pagamento incluem transferências entre contas, TED, transações com cheques, Pix, DOC, boletos e saques em espécie.

A resolução tem como objetivo impulsionar a harmonia entre sistemas eletrônicos, assegurando a excelência dos dados compartilhados e a efetividade do sistema. Além disso, define critérios para acordos de desempenho, abrangendo a disponibilidade do sistema e os prazos de resposta a consultas. Ela também detalha os requisitos técnicos de segurança, abordando temas como autenticação, criptografia e avaliações de invasões.

As instituições têm até 1º de novembro de 2023 para implementar as medidas da resolução, com exceção das disposições relacionadas a acordos de níveis de serviço e declaração de conformidade, que devem ser observadas até 1º de fevereiro de 2024.

Com informações do Banco Central.

Quer ficar por dentro das ultimas notícias na área?

Assine nossa newsletter semanal e acompanhe as notícias mais relevantes em segurança da informação e proteção de dados.

Posts recentes

Vulnerabilidades críticas em plugins do WordPress expõem mais de 4 milhões de sites

Duas graves vulnerabilidades foram identificadas em plugins amplamente utilizados no WordPress, expondo milhões de sites a riscos de invasão e controle malicioso. Uma das falhas, rastreada como CVE-2024-10924 (pontuação CVSS: 9.8), foi encontrada no plugin Really Simple Security (antigamente Really Simple SSL). A vulnerabilidade, presente nas versões 9.0.0 a 9.1.1.1 do plugin, permite que atacantes […]

Ler Mais
Falha na segurança e violação da LGPD levam à condenação de bancos

A 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Paraná manteve a condenação do Banco Bradesco S.A. e do Itaú Unibanco S.A. por falhas na segurança de dados e por violação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em um caso de fraude financeira envolvendo empréstimos consignados. Um cliente foi vítima […]

Ler Mais
Banco condenado por descontos indevidos e falhas na proteção de dados pessoais

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo negou o recurso do Banco Itaú Consignado S.A. em um processo envolvendo descontos indevidos no benefício previdenciário de um consumidor. A decisão manteve a condenação da instituição ao pagamento de R$ 5.000 por danos morais e à devolução em dobro dos valores descontados irregularmente. No caso, […]

Ler Mais
Av. Senador Alberto Pasqualini, n. 180, sala 2 - Três de Maio/RS
contato@brownpipe.com.br
Comercial: (55) 999164209 - WhatsApp e Signal 

CONECTE-SE CONOSCO
Fique atualizado com as notícias mais relevantes em segurança da informação e proteção de dados. Inscreva-se na nossa newsletter semanal! 
Políticas BrownPipe *
Termos de privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram