
O relatório de Segurança de IA Generativa Empresarial 2025 da LayerX apresenta dados preocupantes sobre o uso de ferramentas de IA generativa em ambientes corporativos. A pesquisa, baseada em telemetria coletada da base de clientes da LayerX Security, revela que quase 90% dos acessos a aplicativos de IA são invisíveis para as organizações.
O estudo mostra que mais de 70% das conexões a ferramentas de IA generativa são feitas usando contas pessoais dos funcionários, mesmo em dispositivos corporativos. Mesmo entre os logins com contas corporativas, 58% são realizados sem autenticação única (SSO). Isso significa que as equipes de segurança e TI não têm visibilidade sobre quem está usando essas ferramentas e quais dados estão sendo expostos. Coloca-se, aí, não somente acerca da proteção de informações corporativas, mas também dados pessoais de clientes e funcionários.
Apenas cerca de 15% dos funcionários usam IA generativa semanalmente, mas há um pequeno percentual de usuários intensivos. O ChatGPT domina o mercado, respondendo por 77% do acesso a ferramentas de IA online. Entre os usuários corporativos, 39% dos que utilizam IA generativa regularmente são desenvolvedores de software.
O relatório também alerta para os riscos das extensões de navegador habilitadas para IA, presentes em 20% dos usuários corporativos. Essas extensões podem contornar filtros de acesso e expor dados organizacionais sem o conhecimento da empresa.
Com informações Layer
Este post foi resumido a partir de sua versão original com o uso do ChatGPT versão 4o, com revisão humana.