O Zoom reverteu uma mudança em seus termos de serviço que permitia usar o conteúdo do cliente para treinar seus modelos de inteligência artificial (IA) após críticas de privacidade nas redes sociais. Anteriormente, a empresa possuía direitos amplos sobre os dados dos clientes para diversos fins, incluindo treinamento de IA. Com as revisões, a Zoom removeu quase todas as referências ao uso de IA e confirmou que não usará o conteúdo do cliente para treinar modelos de IA. Esse caso ressalta o equilíbrio que as empresas de tecnologia precisam encontrar entre inovação e confiança do usuário, especialmente em um cenário de crescente regulamentação e preocupações com privacidade.
O pesquisador Bruce Schneier afirmou sobre o caso: "Eles podem mudar a qualquer momento. O Zoom pode voltar atrás em sua promessa a qualquer hora. Não há regras, apenas os caprichos da empresa enquanto tenta maximizar seus lucros. É uma maneira estúpida de conduzir uma revolução tecnológica. Não deveríamos ter que depender da benevolência de corporações com fins lucrativos para proteger nossos direitos. Não é o trabalho delas, e não deveria ser."
Com informações do DarkReading - https://www.darkreading.com/analytics/following-pushback-zoom-says-it-won-t-use-customer-data-to-train-ai-models
Com informações do Blog do Bruce Schneier - https://www.schneier.com/blog/archives/2023/08/zoom-can-spy-on-your-calls-and-use-the-conversation-to-train-ai-but-says-that-it-wont.html